Clipart

Extintores para automóveis

Para garantir a segurança dos ocupantes do veículo e das pessoas que estão ao seu redor na eventualidade de um incêndio, é necessário manter um extintor de incêndio nos automóveis. Os carros fabricados antes de 2004 possuíam extintores de incêndio com prazo de validade de um ano. Recentemente, os extintores foram modernizados e valem por até cinco anos. Os extintores custam um preço considerado baixo diante da sua grande utilidade. No mercado, extintores com validade de 1 ano custam até R$20, enquanto os que possuem 5 anos de prazo de validade custam R$85.

Os extintores ficam localizados abaixo do banco do motorista ou do passageiro, um local considerado por muitas pesssoas como de difícil acesso. Para utilizá-lo, é preciso destravar e soltar o extintor de seu local, retirar o lacre de segurança e manter seu bico focado no foco do incêndio, e não nas chamas. Por ser um procedimento complicado, principalmente em situações de urgência e nervosismo, especialistas orientam os motoristas a simularem uma situação de incêndio, como um treinamento para uma situação real, para aprender a usar o equipamento de forma adequada. O momento ideal para fazer esse teste é quando a validade do extintor está próxima do fim.

Para garantir a eficiência do extintor automotivo, retire seu plástico antes de guardá-lo no veículo, verifique se a trava que o prende está em perfeitas condições e passe um lubrificante, para que ela não emperre no momento em que você precisar dele.